Com a publicação deste regulamento, o órgão já soma 2.750 vagas disponíveis em vários concursos ocorrendo simultaneamente. Além das 600 novas oportunidades já citadas, existem outras 250 vagas para delegados (inscrições encerradas em 2 de maio), 300 para agente de telecomunicações, 200 para papiloscopista policial (ambas as inscrições até 1º de junho), 800 para escrivão e 600 para investigadores de polícia (ambas as inscrições até 15 de maio). Todos os certames estão sob responsabilidade da Fundação Vunesp.
Para este concurso, o candidato deve ter, na data da posse, idade mínima de 18 anos; ensino médio completo; a última declaração de Imposto de Renda entregue à Secretaria da Receita Federal ou declaração pública de bens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B", no mínimo, para auxiliar de papiloscopista policial e na categoria “D” para agente policial. Ambos as funções têm remuneração de R$ 3.596,98.
Haverá a aplicação de prova preambular com 80 questões de múltipla escolha e investigação social. Na prova para papiloscopista policial serão cobradas as disciplinas de língua portuguesa (25), noções de direito (5), noções de criminologia (5), noções de medicina e odontologia legal (5), noções de informática (10), noções de lógica (5), noções de identificação (10) e conhecimentos gerais (10).
Já para agente policial, a prova será composta por questões de língua portuguesa (20), noções de direito (10), noções de criminologia (10), noções de informática (20), noções de lógica (10) e atualidades (10). Os aprovados ainda ingressarão em curso na Academia de Polícia (Acadepol) Dr. Coriolano Nogueira Cobra.