De acordo com a portaria, serão oferecidas 20 oportunidades na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata.
A primeira fase do concurso consistirá de prova objetiva, de caráter eliminatório, constituída de questões de:
- língua portuguesa;
- língua inglesa;
- história do Brasil;
- história mundial;
- política internacional;
- geografia;
- economia e direito e
- direito internacional público.
Já a segunda fase do concurso consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de questões de:
- língua portuguesa;
- língua inglesa;
- história do Brasil;
- geografia;
- política internacional;
- economia;
- direito e direito internacional público;
- língua espanhola e língua francesa.
Serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nas provas escritas de língua portuguesa e de língua inglesa. Será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas escritas de história do Brasil; geografia; política internacional; economia; direito e direito internacional público; língua espanhola e língua francesa.
O prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital do concurso, será reduzido para dois meses, tendo como base o novo decreto sobre concursos públicos do governo federal. Segundo a portaria, a redução do prazo se deve à necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2020.
Por fim, a portaria determina que o provimento dos cargos previstos nesta portaria fica condicionado à autorização, em anexo próprio da lei orçamentária anual e à observação das restrições impostas pela lei de diretrizes orçamentárias.
Último concurso
O último concurso para diplomata teve o edital de abertura divulgado pelo Cebraspe e ofereceu 26 vagas, que foram disputadas por 5.294 candidatos inscritos, ou seja, uma concorrência média de 203 pessoas por chance. A remuneração inicial foi de R$ 18.059,83. Puderam concorrer brasileiros natos, com graduação em qualquer área de ensino.
Veja a publicação no DOU.
Veja a publicação no DOU.
Leia também: Instituto Rio Branco lança programa para incentivar participação de negros no concurso para diplomatas