Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

PCDF divulga número de inscritos; candidatos a delegado já podem ver locais de prova

A seleção oferece 417 vagas para delegado, papiloscopista e perito médico-legista

07/05/2015 09:35

Sílvia Mendonça

Ed Alves/Esp. CB/D.A Press
Candidatos que concorrem a uma das 417 vagas abertas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) já podem conferir a quantidade de concorrentes que terão que encarar nas provas. Quem disputa o cargo de delegado pode, inclusive, se informar sobre os locais de provas. Ao todo, 23.472 pessoas se inscreveram nas seleções. Destas, 13.551 concorrem ao posto de delegado, 8.370 ao de papiloscopista e 1.551 ao de perito médico-legista. Clique aqui para conferir a página de cada certame.

São 200 para delegado (100 chances imediatas e 100 para cadastro reserva), 157 para papiloscopista (50 imediatas e 107 para cadastro) e 60 para perito médico-legista (20 vagas imediatas e 40 para cadastro).

Para ser delegado é preciso formação superior em direito, e três anos de prática jurídica ou atividade policial. Quem tem qualquer curso de nível superior pode concorrer a papiloscopista. E formados em medicina podem concorrer ao posto de perito – é preciso ainda registro no conselho de classe.

Segundo os editais, quem passar para delegado ou perito recebem R$ 15.370,64, enquanto papiloscopistas têm salário de R$ 8.284,55. Cinco por cento das chances são reservadas a deficientes.

As provas objetivas para o posto de delegado, serão aplicadas no dia 17 de maio; e as discursivas em 9 de agosto. Os peritos, por sua vez, terão os exames objetivos e discursivos o dia 31 de maio. E candidatos a papiloscopista farão exames em 24 de maio.

A seleção será composta ainda por exames biométricos e avaliação médica, sindicância de vida pregressa e investigação social, e curso de formação profissional (composto por mais de 400 horas/aulas). Aspirantes a delegado ainda farão prova oral e de títulos; quem quiser ser perito fará apenas prova de títulos. A Fundação Universa é a banca responsável pela aplicação das fases.

Os testes físicos serão compostos por teste dinâmico de barra fixa, flexão abdominal, meio sugado, e corrida de 12 minutos.

PESQUISA DE CONCURSOS