Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Vagas para oficial de chancelaria são insuficientes, diz Sindicato Nacional dos Servidores do MRE

Na última seleção, aplicada em 2008, foram abertos 150 postos

19/06/2015 10:54 | Atualização: 23/06/2015 09:54

Do Correio Braziliense

@bernardo248/Instagram
Depois de sete anos sem certames para o cargo de oficial de chancelaria no Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) autorizou um novo concurso. Serão liberadas 60 vagas com salário inicial de R$ 7.292,02. O MRE tem seis meses para lançar o edital. Para se candidatar, é requerida formação superior em qualquer área. Na última seleção, aplicada em 2008, 10.893 candidatos disputaram 150 postos. Desde então, o Itamaraty registrou160 pedidos de afastamento, tornando as 60 vagas liberadas insuficientes.

A lei n° 12.601/2012 determinou a criação de 893 cargos para oficiais de chancelaria com provimento gradual. Desde a ocasião, a paraibana Isabela Bezerra se mudou para Brasília à espera de uma oportunidade. Para ela, o maior atrativo da carreira são viagens e a oportunidade de auxíliar brasileiros em outro países. Ela ficou decepcionada com o número de vagas aprovado na última quinta. “Esperava que mantivessem as 150”, reclama. Saiba mais sobre a repercussão da autorização no FórumCW.

“As vagas são insuficientes para a necessidade, mas a ação do governo sinaliza um começo ante às várias necessidades do Itamaraty”, diz a presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), Sandra Nepomuceno. A presidente da Associação dos Oficiais de Chancelaria, Soraya Castilho, cobra mais oportunidades. “Há mais de 70 anos existem concursos anuais para diplomatas com vagas garantidas. A nossa realidade é bastante diferente, e essas vagas não suprem a demanda da diplomacia atual”, comenta. Há ainda outro impasse para preencher o quadro de oficiais de chancelaria. “Há candidatos aprovados, que fizeram o curso de formação às custas do ministério no último concurso, que ainda não foram chamados.Essas pessoas estão entrando na Justiça e devem conseguir”, espera.

 

 


PESQUISA DE CONCURSOS