Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Auditores-fiscais do MTE programam paralisação e reivindicam novo concurso

O Planejamento confirmou ao Correio que uma nova autorização de concurso para o cargo está em análise no órgão

21/08/2015 16:19 | Atualização: 21/08/2015 17:22

Sílvia Mendonça

Iano Andrade/CB/D.A Press
Os auditores-fiscais do Ministério do Trabalho (MTE), filiados ao Sindicato Nacional da categoria (Sinait), vão dar início a uma paralisação por tempo indeterminado na próxima segunda-feira (24/08). Os servidores reivindicam por mais contratações para o cargo, além de melhoria nas condições de trabalho nas unidades do MTE.

De acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), durante a semana passada, os dirigentes sindicais do Sinait foram recebidos duas vezes na mesa de negociação pelo secretário de Relações de Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça. Apesar das tentativas, não houve acordo. O Planejamento informou, ainda, que o processo de negociação continua aberto, mas não há nova reunião agendada.

O Planejamento também confirmou ao Correio que uma nova autorização de concurso para auditor-fiscal do Trabalho está em análise no órgão. A pasta não confirmou, contudo, quantas vagas foram solicitadas e em que pé está o andamento da solicitação.

Último concurso
Em setembro do ano passado, o MTE nomeou 450 candidatos aprovados no último concurso público do órgão. Deste, 415 provimentos foram para o cargo de agente administrativo e 35 para contador. A seleção registrou um total de 116.482 inscritos. O cargo que recebeu o maior número de postulantes foi o de agente administrativo na unidade de Brasília, com 16.943 inscritos.

Para contadores a remuneração, na época, era de R$ 3.981,42. Foi exigido graduação em ciências contábeis. E para agentes administrativos, que exigiu nível médio, o salário foi de R$ 2.573,22. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos. Do total de oportunidades, cinco por cento foram reservadas a pessoas com deficiência.

PESQUISA DE CONCURSOS