Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Especialista conta 10 segredos para aprovação em testes físicos

Preparar-se com antecedência é uma delas

03/09/2015 13:36

Do Correio Braziliense

Elio Rizzo/Esp. CB/D.A Press
O concurseiro não deve desanimar quando descobre, logo após a leitura do edital de abertura, que o concurso exige teste de aptidão física para preenchimento do cargo. Pode parecer difícil à primeira vista, mas tudo depende de treinamento, assim como nas provas objetivas e discursivas. Para não atrapalhar seu desempenho, o candidato deve ver a etapa como uma oportunidade de eliminar concorrentes, já que muitos desanimam quando sabem que, além do intelecto, também serão testados fisicamente.

Para dominar a fase e passar sem traumas, confira abaixo dez dicas do coordenador do curso de preparação física AprovaTAF, major do Exército Brasileiro e doutor em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), César Marra.

1- Prepare-se com antecedência: três meses é um tempo razoável de treino, mas se o aluno for sedentário, o tempo de preparação dobra.

2 - Procure especialistas no assunto: outro grande erro é achar que o teste é fácil e deixar de lado o treino bem planejado.

3 - O teste em barra fixa é o vilão: a barra é a etapa que mais reprova. Pela grande falta de prática e exercício dos músculos, a execução desse teste torna-se extremamente difícil.

4 - Cuidado com o teste de corrida: não basta sair correndo sem o controle de algumas variáveis do treinamento. O candidato precisa aliar exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

5 - Treine regularmente e adequadamente: o segredo para a aquisição da famosa aptidão física exigida é a regularidade aliada a um plano de treinamento bem periodizado.

Viola Júnior/Esp. CB/D.A Press
6 -
Respeite o tempo para descanso do corpo: treinar demasiadamente pode causar lesões e impedir você de realizar as provas adequadamente.

7 - Faça simulações: quando já estiver adaptado ao treino, e simule do que você enfrentará. Prepare o corpo e a mente como se fosse um dia real de prova.

8 - Não invente na semana da prova: cuidado com as “dicas” de comer tal alimento ou ingerir tal pílula. Seu organismo pode reagir de forma negativa e você poderá passar mal.

9 - Cuide de sua alimentação: ao aliar os exercícios físicos bem planejados com uma alimentação saudável, a redução da gordura corporal facilitará um melhor desempenho.

10 - Treine de preferência em horários de sol baixo. Além de não render no treino, você pode passar mal.

PESQUISA DE CONCURSOS