Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Quase 11 mil vagas abertas e salários que ultrapassam a faixa dos R$ 19 mil

'A redução na abertura de concursos públicos não desanima os concurseiros, muito pelo contrário', assegura especialista no assunto

24/05/2016 09:34 | Atualização: 24/05/2016 09:44

Do Correio Braziliense

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Apesar de estarem praticamente paralisados os concursos no âmbito federal, os interessados em ocupar uma vaga no serviço público podem tentar uma das 10.963 oportunidades espalhadas em seleções pelo país. São cargos de todos os níveis de escolaridade e, quem não pretende ficar muito longe de Brasília, pode concorrer a vagas em municípios e estados próximos à capital. Engana-se quem pensa que os salários são baixos, a remuneração ofertada na Prefeitura e Câmara de Água Boa, em Mato Grosso, por exemplo, chega a R$ 19.564,11.

O professor de Informática do IMP Concursos, Deodato Neto analisa que apesar do baixo índice de editais abertos, os interessados devem continuar se preparando para as provas. “A redução na abertura de concursos públicos não desanima os concurseiros, muito pelo contrário, a retenção de vagas só incentiva os alunos a se dedicarem mais, pois quando o panorama econômico melhorar, quem se preparou leva vantagem”, destacou.

Os especialistas ressaltam que para ocupar o almejado cargo publico é necessário ter organização, foco e se preparar com antecedência. Neto explica que é pouco provável que alguém que não esteja familiarizado com os conteúdos, tenha alguma chance. “O maior problema em casos de escassez de vagas é justamente que muitos desistem de se preparar para os concursos. É preciso que mantenha os estudos e as revisões para que não haja surpresas desagradáveis”, acrescentou.

Leia também: Inscrições abertas para 800 vagas na Eletrosul, Cref de Brasília e carreiras militares

O servidor publico Rafael de Oliveira, 34 anos, estudou todos os dias durante seis anos para realizar o sonho de ser funcionário público. Ele foi aprovado em quatro dos seis concursos que prestou. Apesar de já ter conseguido o tão sonhado cargo público, Rafael mantém os estudos, para estar preparado caso surja uma vaga melhor. “Não importa estudar uma hora ou 10 horas por dia, manter a regularidade das revisões das matérias é o segredo para obter resultado”, contou.

O diretor pedagógico do Gran Cursos On-line, Gabriel Granjeiro explicou que a aprovação em um concurso público deve ser visto como projeto de médio a longo prazo e que. “A principal dificuldade dos estudantes é blindar a motivação. Eles são constantemente bombardeados com notícias ruins sobre abertura de editais. É importante lembrar o motivo pelo qual quer ocupar um cargo público”, aconselhou.

Contratação

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Poder Executivo Federal (Funpresp-Exe) convocou 24 candidatos aprovados no concurso para contratação no quadro permanente da entidade. Eles devem se apresentar na sede da fundação até 31 de maio, no período de 9h30 às 12h ou 14h às 18h, para a comprovação dos requisitos, que constam no item 3 do Edital nº 1 — Funpresp-Exe, de 21 de dezembro de 2015. O candidato que não comparecer até a data definida será excluído da seleção, em caráter irrevogável e irretratável.

PESQUISA DE CONCURSOS