Os candidatos a diplomata, inscritos no concurso com 30 vagas do Itamaraty, terão mais uma semana para se preparar para a primeira fase. Agora, as provas objetivas serão aplicadas em 31 de julho e os gabaritos divulgados em 2 de agosto (os recursos poderão ser interpostos entre 3 e 4 de agosto).
Houve ainda considerações sobre a autodeclaração da condição de preto ou pardo, para concorrer à cota racial da seleção (seis vagas). O candidato que for aprovado e classificado deverá confirmar tal opção mediante a entrega de autodeclaração e realização de entrevista por uma comissão de verificação, designada pelo Comitê Gestor de Gênero e Raça do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília/DF, a expensas do candidato, no período provável de 26 a 28 de agosto. O resultado provisório da verificação será divulgado na data provável de 2 de setembro de 2016.
'Não se pode perder tempo', alerta especialista sobre novo concurso do Itamaraty
Saiba Mais
Na primeira fase da seleção, os candidatos serão submetidos a prova objetiva com 73 questões sobre língua portuguesa, de história do Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de língua inglesa, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. A segunda etapa será uma prova discursiva de língua portuguesa em 17 de setembro e a terceira fase será composta por provas discursivas de história do Brasil e língua inglesa no dia 18 de setembro; geografia, política internacional e noções de economia em 24 de setembro; noções de direito, direito internacional público, língua espanhola e língua francesa em 25 de setembro. Todas serão eliminatórias e classificatórias.
O resultado final do concurso deve ser publicado em 16 de dezembro deste ano.
A última seleção para a carreira diplomata foi lançada em junho de 2015 e contou com 6.003 candidatos – média de 239 inscritos por chance. Todas as 30 oportunidades foram preenchidas.