Entrar de cabeça nos estudos é a melhor forma de ser aprovado em um concurso público. Mas, dicas específicas podem colaborar com alguns pontos a mais na hora da prova para garantir a aprovação. Victor Ribeiro, especialista em aprendizagem acelerada, apresenta algumas estratégias para você sair na frente e obter resultados estimados. Confira:
Quais são as dicas básicas para quem quer começar a estudar para concursos agora?
O candidato que decidiu estudar para concursos agora, se começar com estratégias precisas de estudo e aprendizagem, vai possuir um grande diferencial em relação a muitos candidatos.
Dicas básicas para esse público iniciante é decidir uma carreira/cargo para o qual quer estudar; um erro muito comum entre os candidatos que entram no mundo dos concursos é achar que deve se inscrever para todos os cargos possíveis em diferentes certames.
Decidir o cargo/carreira, eleger um eixo comum de disciplinas que sempre cairão para esse cargo/carreira, escolher uma fonte de estudo ativa (livros, PDFs) para cada disciplina, estudar efetivamente, anotar, revisar as anotações, mesurar o progresso. Seguindo esses passos essenciais, mesmo começando recentemente os estudos, o concurseiro iniciante estará muito à frente dos demais candidatos.
Para quem já é concurseiro, o que é preciso fazer para não desanimar?
Um dos principais pressupostos da PNL (Programação Neurolinguística) aduz que as pessoas fazem o melhor que elas podem, com os recursos que elas têm. Com o estudante pra concurso não é diferente. Muitos candidatos estão há anos tentando uma vaga no serviço público sem êxito, isso pode gerar frustração, incerteza e sentimento de incapacidade. Não só no mundo dos concursos, mas toda vez que insistentemente tentamos alcançar um objetivo e mesmo com toda dedicação empreendida o resultado não aparece, é porque algo no nosso processo de execução está falho.
Às vezes um método ineficiente de estudo é empregado por anos e anos e o candidato nunca procura conhecer estratégias mais eficientes de estudo e aprendizagem. Pra quem está há muito tempo estudando e sem resultados, uma forma de virar esse jogo é 'zerar o cronômetro', aprender estratégias que possibilitem aprender o conceito de direito constitucional de forma definitiva, não a cada novo edital lançado estudar novamente os atos administrativos.
Entender que as ferramentas que te trouxeram até aqui, dificilmente te levarão para o próximo nível, entender que você sempre fez o melhor que pôde com os recursos que você tinha, que até agora... se o seu resultado não veio, não é sua culpa, mas o que você fará daqui pra frente é sua responsabilidade. Busque alternativas, aprenda a aprender.
Como conciliar a rotina e a preparação para as provas?
Mesmo realizando outras atividades diárias como trabalho, faculdade, família, o estudante consegue sim progredir nos estudos para concurso. Tudo é uma questão de estabelecer prioridade. Qual a sua prioridade hoje? Quando o concurseiro se faz essa pergunta, com certeza estabelecerá um tempo mínimo de estudo por dia.
O ideal é se planeje, decida o tempo e a disciplina a ser estudada a cada dia da semana e bloqueie esses horários. Da mesma forma que o horário de trabalho de muitos é inflexível, o horário de estudo também deve ser. Isso cria um hábito e uma rotina. Mesmo se dedicando de 30 minutos, 1 hora por dia, se o candidato tiver estratégias eficientes de estudo, dá pra progredir bastante.
Quais são as melhores estratégias para otimizar os estudos?
O mesmo caso do concurseiro iniciante ou mesmo pra quem já está na estrada há um bom tempo: Decidir o cargo/carreira, eleger um eixo comum de disciplinas que sempre cairão para esse cargo/carreira, escolher uma fonte de estudo, de preferência ativa (livros, PDFs) para cada disciplina, estudar efetivamente, anotar, revisar as anotações, mesurar o progresso.
Quais são os 5 passos certeiros para passar no concurso público?
1- Escolher o cargo e pegar seu respectivo edital
2- Estudar todo o conteúdo do edital
3- Revisar todo o conteúdo estudado à medida que for progredindo
4- Testar periodicamente se o nível de domínio do conteúdo está no nível necessário para ser aprovado naquele cargo específico
5- Saber dar uma aula sobre cada item do edital por, pelo menos, 5 minutos
Quais são os 3 pilares da aprovação em concurso público?
Planejamento à prova de balas, aprendizagem acelerada e gerenciamento de estado (foco, concentração e resiliência).
Como sair na frente da concorrência?
Milhares de candidatos deixam para começar a estudar quando o edital é lançado, mas uma alternativa pra sair na frente da concorrência é, tendo eleito um cargo/carreira com um eixo comum de disciplinas, 80% a 97% do conteúdo programático pode ser dominado antes da sua concorrência começar a estudar com o lançamento de um novo edital. Desta forma, preparando para uma carreira, o candidato consegue estudar para vários certames numa mesma área antes do lançamento do edital.