Segundo uma das candidatas já empossadas, Katiane Bizarrias, o grupo havia se comprometido com a ação caso o governo realizasse novas chamadas. “Estou muito feliz com a homologação, estar aqui doando sangue é uma forma ajudar o próximo”, disse. “É a primeira vez que faço doação de sangue no estado de Roraima. Que o ato de doar vire uma rotina na região. Amanhã poder ser eu ou minha família precisando de uma ajuda”, alertou.
Segundo César Penna, secretário estadual de saúde, as convocações demonstram o comprometimento do governo com os concursados e principalmente com a melhoria da assistência à população de Roraima. “Estamos inaugurando várias unidades de saúde. Em breve teremos mais um hospital para a população e estes servidores serão fundamentais para garantir um atendimento de qualidade”, prometeu.
Quem doa sangue pode ter desconto
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 545/2015, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), prevê desconto de 50% no valor da inscrição de concursos públicos federais para quem doa sangue. Se aprovado, o projeto irá alterar o texto da Lei nº 1.075/1950, que dispõe sobre a doação voluntária de sangue.Saiba Mais
Hoje também existe uma enquete do Senado para saber a opinião das pessoas sobre o assunto. Para votar, basta clicar aqui.
Boa iniciativa
Recentemente, o concurso do Hemocentro de Brasília ofereceu essa possibilidade. Candidatos doadores de sangue puderam pedir a isenção da taxa de inscrição. Foi necessário levar documento de identificação, além de outros documentos previstos no edital como comprovação de doador de sangue. O concurso ofereceu 79 vagas de técnico e analista, além de mais de 321 vagas de cadastro reserva.Leia também: Câmara rejeita doação de sangue como critério de desempate
Com informações do Governo de Roraima