Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Novacap decide nesta terça-feira (18) futuro de concurso público investigado

Concurso, que oferece 96 vagas, é alvo de investigação da PCDF e do MP por suspeita de fraude

18/12/2018 09:37 | Atualização: 18/12/2018 15:18

Mariana Fernandes

Paulo de Araujo/CB/D.A Press
Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou que o diretor-geral da empresa, Julio Menegotto, vai divulgar na tarde desta terça-feira (18/12), a decisão da comissão fiscalizadora em relação ao concurso público que é alvo de investigação por suspeita de fraude. 

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cumpriram, na manhã de segunda-feira (17), mandados de busca e ampreensão na sede da empresa. Foram recolhidos computadores, celulares e outros equipamentos que auxiliam na investigação. São investigados funcionários da Novacap e da banca.

De acordo com o MPDFT, há suspeitas de fraude na licitação para a seleção da banca organizadora, a Inaz do Pará, e também tentativa de fraude nas provas. A empresa organizadora foi selecionada por pregão eletrônico em 2017. Desde então, o concurso foi adiado quatro vezes. 

Leita mais: Ministério Público recomenda o cancelamento do concurso da Novacap

Em nota, a Novacap informou que a comissão responsável por acompanhar o certame, composta por membros da empresa além de Procuradoria Geral do DF (PGDF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estavam na sede no momento das buscas e também acompanham os trabalhos.  

A Novacap ressaltou novamente que o certame foi adiado no último domingo (16/12) sem que a companhia fosse oficialmente comunicada pela banca e informou que está colaborando com as investigações, fornecendo todas as informações solicitadas. "É de interesse da Novacap que os fatos sejam esclarecidos".

Relembre

No domingo (16/12), o concurso foi adiado pela 4ª vez.  Cerca de 76 mil inscritos fariam os exames no Distrito Federal e não foram informados do cancelamento das provas. De acordo com a Novacap, a instituição também não foi avisada oficialmente pela banca, a Inaz do Pará. 

Na tarde do domingo, a banca publicou um comunicado informando que o cancelamento das provas se deu em virtude de problemas com alguns locais de prova em Planaltina e para manter o sigilo do concurso, a banca está providenciando os ajustes e demais procedimentos preparatórios. A banca disse ainda que novas informações acerca do agendamento dos exames serão divulgadas posteriormente. Confira aqui o comunicado completo. 

Em nota, a Novacap informou que irá adotar medidas e penalidades cabíveis contra a empresa responsável, Inaz do Pará. “A Novacap repudia a atitude da empresa contratada por licitação e se solidariza com os 76.258 candidatos inscritos no certame e reitera que adotará as medidas legais cabíveis”, ressalta. 

Leia mais: Relembre o histórico polêmico do concurso da Novacap

O concurso 

Estão em disputa 96 vagas de níveis médio e superior e salários de R$ 2.804, 87 a R$ 12.647,36. 

O concurso será composto de prova objetiva de habilidades e conhecimentos para todos os candidatos, de caráter eliminatório e classificatório, prova prática somente para o emprego topógrafo, de caráter eliminatório e classificatório e prova discursiva exclusivamente para os candidatos ao cargo de advogado, de caráter eliminatório e classificatório. 

PESQUISA DE CONCURSOS