Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Escola de cadetes do Exército abre concurso com 500 vagas para oficiais

As inscrições podem ser feitas até junho e as vagas são exclusivas para homens

11/05/2015 14:58 | Atualização: 11/06/2015 10:44

Do CorreioWeb

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCex) está com as inscrições abertas para o curso de formação e graduação de oficiais de carreira. São 500 vagas exclusivas para o sexo masculino.

Para participar, é necessário que o candidato tenha o nível médio completo e idade mínima de 17 e máxima de 22 anos, até a data da matrícula. A altura exigida é de, pelo menos, 1,60m. O edital proíbe qualquer tatuagem que faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem, ou ainda, à ideia de ato ofensivo às forças armadas.

Os interessados podem participar pelo site www.espcex.ensino.eb.br. O prazo para cadastro já está aberto e vai até 10 de julho. A taxa é de R$ 90.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste no exame intelectual que será aplicado em todo país, em dois dias consecutivos. No primeiro dia será aplicada a prova de português, redação, física e química. E, no segundo dia, será a vez das avaliações de matemática, geografia, história e inglês. As provas serão aplicadas em 3 e 4 de outubro, das 13:30 às 18:00, em locais escolhidos pelos candidatos no ato de inscrição. Os gabaritos deverão ser publicados em 5 de outubro, no site da EsPCex.

Após a conclusão da EsPCEx (curso que dura uma ano, em Campinas/SP), o aluno pode ir para a Academia das Agulhas Negras (AMAN) em Resende, Rio de Janeiro, onde por mais quatro anos faz curso para aspirante a oficial, com salário inicial de R$ 5.605,01.

A segunda etapa do concurso consiste em inspeção de saúde e exame de aptidão física. A homologação do concurso será em 4 de dezembro.

PESQUISA DE CONCURSOS