Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

publicidade

Mais de 18 mil disputam apenas 17 vagas de nível médio da ANP

Os aprovados serão lotados no Rio de Janeiro e no Distrito Federal

28/01/2016 11:31

Lorena Pacheco

Kleber Sales/CB/D.A Press
Concurseiros experientes poderiam dizer que um concurso com pouco mais de 29 mil inscritos está dentro da concorrência normal das seleções nacionais. Alguns até arriscariam não considerar a seleção muito acirrada já que concursos de tribunais regionais passam fácil da faixa dos 60 mil. Mas estamos falando de concorrências gerais. Quando o assunto é a quantidade de candidatos por cargo a coisa muda de figura.

É o caso do concurso da Agência Nacional do Petróleo, Gás Nacional e Biocombustíveis (ANP), em que 29.238 participações foram registradas, sendo que o cargo de técnico administrativo para lotação no Rio de Janeiro, com apenas 17 vagas, conta sozinho com 18.366 interessados. Ou seja, nada menos que 1.080 por vaga (veja aqui a concorrência dos demais postos). Vale lembrar que a ANP não pretende formar cadastro reserva de aprovados, o que torna a disputa ainda mais competitiva.

O embate, ou melhor, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas pela Fundação Cesgranrio neste domingo (31/1). O edital não informa o horário dos exames, mas para consulta individual da hora e dos locais de aplicação clique aqui.

As provas objetivas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha, sendo 40 conhecimentos básicos (língua portuguesa, língua inglesa, noções de informática e conhecimentos gerais em direito administrativo, constituição da república federativa do Brasil, estrutura da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e noções de estrutura e regulação da indústria petrolífera) e 20 de conhecimentos específicos. Os candidatos ainda serão submetidos à redação.

O cargo de técnico administrativo exige formação de nível médio. Os aprovados vão receber salário de R$ 6.334,52. Já o posto de técnico em regulação de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural recebe salário de até R$ 6.669,52. Podem concorrer candidatos apenas com nível médio e outros com nível médio e curso técnico em química.

O edital ainda reserva 5% das chances a deficientes e 20% a negros. Confira o edital de abertura.

PESQUISA DE CONCURSOS