É o caso do concurso da Agência Nacional do Petróleo, Gás Nacional e Biocombustíveis (ANP), em que 29.238 participações foram registradas, sendo que o cargo de técnico administrativo para lotação no Rio de Janeiro, com apenas 17 vagas, conta sozinho com 18.366 interessados. Ou seja, nada menos que 1.080 por vaga (veja aqui a concorrência dos demais postos). Vale lembrar que a ANP não pretende formar cadastro reserva de aprovados, o que torna a disputa ainda mais competitiva.
Saiba Mais
As provas objetivas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha, sendo 40 conhecimentos básicos (língua portuguesa, língua inglesa, noções de informática e conhecimentos gerais em direito administrativo, constituição da república federativa do Brasil, estrutura da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e noções de estrutura e regulação da indústria petrolífera) e 20 de conhecimentos específicos. Os candidatos ainda serão submetidos à redação.
O cargo de técnico administrativo exige formação de nível médio. Os aprovados vão receber salário de R$ 6.334,52. Já o posto de técnico em regulação de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural recebe salário de até R$ 6.669,52. Podem concorrer candidatos apenas com nível médio e outros com nível médio e curso técnico em química.
O edital ainda reserva 5% das chances a deficientes e 20% a negros. Confira o edital de abertura.