Concurso, CorreioWeb, Brasília, DF

Aposentadorias aumentam expectativa para concurso da PMDF

O órgão até já escolheu a banca organizadora que vai selecionar 51 novos segundos-tenentes para o quadro de oficiais

24/03/2016 09:52 | Atualização: 10/05/2016 15:39

Lorena Pacheco

	Elio Rizzo/Esp. CB/D.A Press

O novo concurso público para a Polícia Militar do Distrito Federal vai sair. Como o Correio noticiou em fevereiro, o órgão até já escolheu a banca organizadora que vai selecionar 51 novos segundos-tenentes para o quadro de oficiais. A responsabilidade ficará por conta do Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (Ibeg), de acordo com publicação no Diário Oficial do DF.

Além das vagas de preenchimento imediato, a autorização do processo seletivo, que saiu há mais de dois anos, em outubro de 2013, ainda prevê formação de cadastro reserva de no máximo três vezes o número de chances, ou seja, serão abertas mais 153 oportunidades para banco de aprovados.

E, ao que tudo indica, o cadastro deverá ser convocado. O que reforça a expectativa é a quantidade de aposentadorias de policiais militares. Ano passado, 1.142 policiais se aposentaram e neste ano, a corporação já recebeu 200 pedidos de aposentadoria de servidores que completaram 30 anos de trabalho, entre oficiais e praças. Muitos foram motivados pela possibilidade de cortes de garantias devido à tramitação do projeto de Lei 3123, na Câmara dos Deputados, que pretende determinar o teto do funcionalismo público. Garantias como a licença prêmio concedida a cada dez anos, em que os policiais podem tirar seis meses de licença do trabalho, com chance de acúmulo e/ou reversão em indenização.

A data de lançamento do edital de abertura da seleção ainda é incerta. De acordo com a assessoria da PMDF ainda não há previsão. Eles também não sabem a quantidade exata de cargos vagos no momento em toda corporação, apenas que atualmente estão em exercício 14.316 policiais.

Um oficial segundo-tenente pode receber inicialmente R$ 10.326,35, incluindo soldo e adicionais, mas a remuneração pode chegar a R$ 17.271,13 no cargo de coronel, segundo tabela remuneratória do GDF de março de 2015.

PESQUISA DE CONCURSOS